O desenvolvimento infantil é parte fundamental do desenvolvimento humano. É nos primeiros anos de vida que a arquitetura cerebral é moldada a partir da interação entre herança genética e influências do meio envolvente da criança.
Lázaro e Berruezo (2009) desenvolveram um modelo gráfico que explica os processos que um ser humano passa nos primeiros anos de vida e que podem moldar os seus comportamentos.
Propõem que o desenvolvimento humano se trata de um processo dinâmico evolutivo com base de elementos pessoais e ambientais. A potencialidade do desenvolvimento não só provém da evolução da espécie, como também através da dotação genética, do momento de conceção e nascimento. Sob esse pilar básico e em interação com o ambiente, o indivíduo coloca em execução o desenvolvimento de determinados processos maturativos que lhe permitem conquistas e ativação de outros novos processos, adquirindo novas aprendizagens. Este processo é feito assim sucessivamente até alcançar maturidade e autonomia.
O gráfico que apresentamos explica não só as sequências pressupostas, como também as carências que podem estar implícitas por não passar por determinada fase. Podemos, então, dizer que existe uma ordem de desenvolvimento e é difícil pretender desenvolver algumas capacidades se não estiverem bem consolidados outros processos que antecedem essas mesmas capacidades.
A evolução do indivíduo vai desde a pura captação sensorial à possibilidade de utilizar o corpo com carácter sensório-motor, onde explora seu corpo e o seu entorno, para poder conhecer e integrar o mundo mediante a sua atividade perceptivo-motora. Desta forma, permitirá gerir o seu contexto e movimentar-se dentro do mesmo graças às suas capacidades cognitivas e adaptativas.
Em todas estas etapas a emoção e a interação estão-se a desenvolver, a par e passo, com as outras etapas evoluindo para habilidades sociais e simbolismo à medida que a pirâmide se eleva. Aqui a intervenção de outros humanos é imprescindível para uma maior estimulação. A presença da emoção acompanha a criança desde os primeiros momentos e está em conexão contínua e constante com as pequenas novas aquisições. O desenvolvimento da personalidade é determinado pelas experiências emocionais que conduzirão ao estabelecimento de normas sociais, de critérios morais e a aquisição de uma série de destrezas ou habilidades para a vida social.
Em suma, não existe um desenvolvimento ótimo da criança, se não se produzir um ambiente e interações que favoreça a evolução de cada nível, levando o individuo a conhecer a realidade social, a reproduzir com ela de maneira simbólica e a representá-la mentalmente para que todas as suas capacidades cognitivas se desdobrem a uma maneira mais extensa possível.
Pastor I, Acin J. Ayúdale a despegar. Todo lo que necesita tu bebé y tu hijo para un desarrollo sin límites. 2 Edición. Aurum Volatile, 2018.
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Houwen, S., Visser, S., van der Putten, A., & Vlaskamp, C. (2016). The interrelationship between motor, cognitive, and language development in children with and without intellectual and developmental disabilities. Research in Developmental Disabilities, 19–31.
Lázaro, A. L., Adelantado, Berruezo, P. P. (2009). La pirámide del desarrollo humano. Número 34, 9(2), 15–42.